As mulheres são muito complicadas, são histéricas, volúveis, irritadiças, lamechas, impossíveis de entender e ainda por cima, uns quantos dias por mês, têm a tal da Síndrome Pré Menstrual que as torna absolutamente insuportáveis !
Esta é uma história muito antiga mas de pertinente discussão porque não há homem, por mais sensível e esclarecido que seja, que não escorregue na facilidade do rótulo feminino.
(como não há mulher, por mais sensível e esclarecida que seja, que não aplique vez por outra o rótulo do protótipo masculino à classe toda.)
Ora bem, então nós mulheres somos o quê ? Ahhhhh, somos isso, mas… comparadas com quem ?!
Nós só somos + isso e + isto e + aquilo… se medidas pela Bitola Masculina !
É uma história muito antiga porque quem escreveu, quem estudou, quem deteve o domínio da cultura, da religião e do conhecimento por muito, muito tempo foram os homens. Coube-lhes a eles criar todas as bitolas.
E o que é que eles sabiam sobre as mulheres se nunca estiveram na pele de uma ? Se não lhes interessava, não lhes convinha debruçar-se sobre tal assunto senão para o possuir sem necessariamente o compreender ?
(e não é que só recentemente se "descobriu" como funciona o prazer feminino ?!)
É verdade que desde sempre houve mulheres que conseguiram furar esses corredores do poder e fazer ouvir a sua voz. Todas notáveis, muitas verdadeiro objecto de escândalo ! (porque avaliadas segundo a Bitola Masculina.)
Muitas mais se calaram por temor a essa mesma bitola. Muitas sonsas se esconderam por trás da máscara da resignação enquanto escorregavam sinuosamente em direcção aos seus objectivos. Muitas foram apedrejadas ou queimadas vivas por recusar a máscara. Muitas colaram-se à máscara ao ponto de não saberem mais quem eram… ou são.
Nós não somos mais complicadas, mais histéricas, mais volúveis, irritadiças, lamechas (…) que os homens ! Nós somos Mulheres e ser Mulher é diferente de ser Homem. Tão simples quanto isso.
Impossíveis de entender ? Para os homens, talvez -nós entendemo-nos muito bem ! Para os distraídos, desinteressados ou egoístas, certamente. Para os outros, tão difíceis de entender como será difícil a algumas mulheres entendê-los… e se o(s) desejamos, não é tão difícil assim.
Síndrome Pré Menstrual ? A própria pergunta contém a resposta. Nós somos regidos por hormonas. E as hormonas femininas provocam nas mulheres oscilações e alterações que não se resumem a adolescência, erecções e andropausa.
Todos os dias de todos os meses da nossa vida desde a menstruação à menopausa, são regidos em ciclos por essas substâncias tão poderosas quanto femininas, provocando-nos alterações constantes de humor. Somos controladas e depois descontroladas e então entramos em cio e -satisfeitas ou não- voltamos (ou não…) ao auto controle.
Somos frias e a seguir híper sensíveis e então famintas e passionais, depois frias novamente e a seguir sensibilíssimas... e por aí vamos.
Quando estamos em SPM ou grávidas então, é do inferno ao céu -e versa queda- em menos de um segundo ! E existe SPM porque todos os meses temos uma "pequena gravidez" (fazendo a analogia à "petit mort" que é o orgasmo...) Todo o nosso corpo se prepara para acolher outro corpo. Se não acontece, todo ele tem que voltar ao ponto de partida. É obra !
Somos isto e mais aquilo e mais aqueloutro, porque somos Mulheres ! Temos a nossa própria Bitola e aí sim, até podemos ser comparáveis. Mas não com um Homem, nunca como se o Homem fosse o modelo padrão, nunca aceitando o pejorativo da coisa.
...e também aqui estou a cometer o vasto pecado da generalização. Na verdade cada um contém a sua própria bitola, homem ou mulher ou como quer que se defina. E é só por essa que pode medir-se ou ser medido.
Branca Aurora * 13/10/08
(SPM = TPM = Síndrome ou Tensão pré-menstrual feminina)